Produto em destaque: Câmera Alpha 77 (2ª Versão)

Depois do de lançar as câmeras A7, A7R e A7s, a Sony acaba de anunciar o modelo Alpha 77 II, substituindo o modelo Alpha 77, já descontinuado. Ambos modelos possuem designs praticamente idênticos. No entanto, a nova câmera é cobiçada por diversos fotógrafos entusiasmados com os novos recursos disponíveis.

Como a Alpha 77, a A77 II possui sensor de 24 milhões de pixels. Pela primeira vez em uma câmera A-mount, o sinal vindo do sensor Exmor será processado por um processador Bionz X. Isso significa que a A77 II é capaz de lidar com um altíssimo nível de detalhes e ruído de controle em definições de alta sensibilidade.
A sensibilidade pode ser ajustada no alcance local ISO 100-25,600 para imagens estáticas, com opções de expansão baixa de ISO 50 disponíveis. O alcance de sensibilidade cinematográfico, no entanto, é um pouco mais restrito, indo de ISO 100 até 12.800.
Como o design STL possui um espelho translúcido fixo, a A77 II possui uma viewfinder (visor) eletrônico, e não ótico. A Sony usou o mesmo OLEDTru-Finder de 2.359 milhões de dots usados na A7 e 7R, o que é bom pois garante uma vista detalhada e clara.
O viewfinder também permite alargamento, dando ainda assistência com foco manual. Além disso, pode exibir focus peaking e zebras para indicar áreas de maiores contrates (sharpness).

A Alpha A77 II se parece com a versão anterior, mas podemos ver que possui novo sensor e sistema AF.
A Alpha A77 II se parece com a versão anterior, mas podemos ver que possui novo sensor e sistema AF.

A nova câmera pode chegar a 12 quadros por segundos (fps) com AF tracking e seu amortecedor possui capacidade de permitir até 25 imagens JPEG e RAW serem capturadas de uma só vez. A Alpha 77 anterior só poderia lidar com 11 imagens em 12 fps. Se sua gravação de arquivos RAW for desativada, a A77 II pode gravar em torno de 53 JPEGs de uma única vez vez…

Novos desenvolvimentos

O sensor AF CCD da Sony A77 II produz menos ruído eletrônico que dispositivos anteriores, o que ajuda na velocidade e precisão do foco automático, assim como no impulsionamento de performances em ambientes com pouca luz.

A A77 II possui uma variedade de opções de seleção de pontos AF incluindo os modos Wide, Zone, Flexible Spot e Lock-on AF. No modo ‘Expanded Flexible Spot‘, o fotógrafo seleciona um dos pontos AF e a câmera suporta isso com o cercamento de oito pontos, o que é útil ao se gravar algo em movimento. No modo ‘Zone AF”, os pontos AF são divididos em 9 zonas para seleção.

O grip é fundo o suficiente para ser segurado confortavelmente.
O grip é fundo o suficiente para ser segurado confortavelmente.

Também é possível ajustar a duração do tracking AF através de cinco níveis pelo menu, com definições baixas sendo úteis quando a distância do sujeito não mudar rapidamente e altas definições ao se filmar sujeitos em diferentes distâncias. Além disso, a nova opção de Controle de Alcance AF permite que você restrita o AF a trabalhar somente em um alcance de distância específico. Ajustes podem ser feitos da menor distância de foco das lentes até infinito com pontos de marca de distância entre essa variedade, dependendo das lentes montadas.
Com as lentes Sony SSM f/2.8 de 16-50mm, por exemplo, existem marcos à 0.3m, 0.4m e 0.7m e dois pontos de ajuste entre 0.7m e infinito. Isso pode ser bastante útil quando existirem objetos entre a câmera e o sujeito – por exemplos os fios metálicos de uma gaiola de zoológico.

De acordo com a Sony, quase todas as lentes A-mount são compatíveis com os 79 pontos AF, mas somente 61 estão disponíveis ao se gravar em 12 fps. As lentes da Sony f/8 de 500mm são exceções notáveis, mas não surpresas e só permitirão os pontos AF centrais serem usados.

Outras adições à Alpha 77 incluem porte HDMI que pode ser fornecido com saídas de vídeo limpas para dispositivos de armazenamento externos e conectividade Wi-Fi. Como a A77 possui chip NFC, os donos de smartphone e tablets com NFC podem se conectar à câmera, simplesmente encostando um aparelho em outro.

Apesar da conectividade Wi-Fi, a A77 II não pode usar os aplicativos de câmeras PlayMemories da Sony.
Sony-A77-Mark-II-lcd-flipped-extended